Skip to main content

A instituição recomenda que, caso a pessoa receba alguma mensagem suspeita, não abra arquivos ou clique em links

*Por Thaís Azze | Jornalismo LIght FM

*Foto:Reprodução Rede Social

Nos últimos dias, diversas pessoas têm relatado nas redes sociais que receberam uma mensagem via SMS, supostamente enviada pelos Correios, afirmando que havia um pedido retido na alfândega. A mensagem inclui um link que redireciona para um site falso, idêntico ao dos Correios, e lá são solicitadas informações pessoais e bancárias para o pagamento de uma taxa para liberar a encomenda. Trata-se de ato criminoso, mais conhecido como “Golpe do SMS dos Correios”.

De acordo com os relatos dos usuários, ao clicarem no link e serem direcionados ao site falso dos Correios, eles desconfiaram de que algumas abas como ‘ouvidoria’, ‘central de atendimento’ e ‘registro de manifestações’, não funcionavam. Quando essas abas eram acessadas, sempre retornavam à página inicial.

Os Correios também alertaram sobre o golpe no perfil oficial da instituição. O texto da postagem afirma que as mensagens falsas têm sido enviadas diariamente e que os conteúdos podem esconder intenções criminosas para a realização de fraudes online.⁣ Os Correios recomendam ainda que, caso a pessoa receba alguma mensagem suspeita em nome da instituição, não abra arquivos ou clique em links. 

Além de mensagens via SMS, os golpistas também podem abordar as vítimas via WhatsApp. “Em caso de dúvidas sobre a veracidade de uma mensagem atribuída à empresa, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios”, esclarece.

Além disso, é importante destacar que, para compras internacionais feitas em plataformas como Shein, Shopee e AliExpress, o código de rastreio sempre é disponibilizado no próprio aplicativo ou no site dos Correios.

Entenda como funciona o golpe do SMS dos Correios:

  • O golpe do SMS dos Correios começa com o recebimento de um SMS, geralmente do número 28578, informando que uma compra internacional (da China) foi barrada pela alfândega e necessita de um pagamento para liberação do produto;
  • O SMS contém um link que redireciona o usuário para um site falso que imita a página oficial dos Correios;
  • Ao clicar no link, a pessoa é direcionada para uma página de rastreamento falsa, com o número de rastreio falso (NC 297 741 365 BR) com a informação de que o pedido foi retido na alfândega;
  • Logo em seguida, a página solicita dados pessoais e bancários para o pagamento da taxa via PIX.

Confira dicas para evitar golpes:

  • Não clique em links suspeitos recebidos por SMS ou e-mail de remetentes desconhecidos;
  • Verifique no site oficial dos Correios (correios.com.br) para conferir o status das suas encomendas;
  • Verifique sempre em qual plataforma (Mercado Livre, Shein, Shopee e AliExpress) realizou seu pedido e acompanhe seu pedido pelo seu aplicativo ou pelo site dos Correios com o número de rastreio fornecido pelo aplicativo;
  • Desconfie de cobranças por SMS ou WhatsApp. Os Correios nunca cobram taxas por essas vias;
  • Se as dúvidas permanecerem, ligue para a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).

( Com Informações | Jornal O Tempo)