Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Divulgação/PBH
A partir desta segunda-feira (24), a primeira dose da vacina contra a dengue passa a ser exclusiva para pessoas de 10 a 14 anos em Belo Horizonte. Apesar da restrição, crianças de 6 a 9 anos, que já receberam a primeira aplicação, podem tomar a segunda normalmente. Segundo a prefeitura, a medida foi determinada pelo Ministério da Saúde.
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que são aplicadas com intervalo de três meses. A vacina está disponível em todos os centros de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços podem ser consultados no site da PBH.
A orientação da PBH para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Para receber a dose é obrigatória a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. É necessário também apresentar o documento de identificação com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e o cartão de vacina.
*Com informações da PBH
