Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Rodrigo Clemente/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte reforçou o chamado para vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos com a dose tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo o Executivo, o foco está no combate ao sarampo, já que a cobertura do esquema completo de imunização está em 75%, abaixo da meta nacional de 95%.
Sobre a doença
O sarampo tem alta transmissibilidade e pode desencadear complicações como pneumonia, lesões neurológicas e, em casos graves, levar à morte. Segundo a PBH, o último caso confirmado, com infecção na própria capital, foi em 2020.
Além do público elegível para receber a dose da vacina tríplice viral durante a Campanha de Multivacinação – crianças e adolescentes menores de 15 anos –, pessoas de outras faixas etárias também precisam ser imunizadas. O esquema vacinal para o público entre 12 meses e 29 anos é de duas doses. Já para pessoas entre 30 e 59 anos, sem comprovação da vacina, é recomendada apenas uma dose.
Para atualizar a situação vacinal, basta procurar um dos 153 centros de saúde ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados on-line.
Documentação
As aplicações são realizadas mediante avaliação do histórico vacinal de cada pessoa, conforme as orientações específicas por idade. Por isso, é essencial estar com a caderneta de vacinação para verificação das doses aplicadas e possível atualização. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF.
*Com informações da PBH