Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM | Foto: Renato Cobucci

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares precisa de doações para suprir um déficit no estoque, que está 30% abaixo do ideal. O leite materno atende a cerca de 80 bebês prematuros da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da unidade, além de outros hospitais parceiros.

Cada frasco de um litro pode amamentar até dez recém-nascidos por dia. Já para suprir a demanda mensal, são necessários pelo menos 250 litros. Para doar, as pessoas interessadas podem ligar nos números (31) 3298-6008 ou 3337-5678, para receber as orientações. A coleta do leite materno é feita na casa da doadora.

Antes de ser ingerido pelos recém-nascidos, o leite recebido pelo BLH passa por um processo de análise e pasteurização, em um rigoroso controle de qualidade, que visa eliminar possíveis vírus ou bactérias que possam estar presentes.

De acordo com as estatísticas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), da qual o Banco de Leite Humanoda Maternidade Odete Valadares faz parte, somente no ano passado, 6.742 bebês prematuros nascidos em Minas Gerais se beneficiaram dos mais de 7 mil litros de leite distribuídos pelos bancos de leite humano do estado.