Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Gustavo Moreno/DER-MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), anunciou nesta quarta-feira (7) uma ferramenta que reúne o itinerário e desvios do transporte coletivo metropolitano durante o Carnaval. Diversas ruas do hipercentro da capital serão interditadas pela PBH. Segundo o governo, das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 139 terão alterações nos itinerários.

A ferramenta on-line permite ao folião filtrar a consulta das linhas por bloco, data e horário, em versões para computador e aparelhos móveis. Acesse clicando aqui.

A estimativa é de que cerca de 1 milhão de passageiros utilizem os ônibus que atendem a Grande BH entre o sábado (10) de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas (14).

Importunação

Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), serão veiculadas campanhas publicitárias de conscientização e combate à importunação sexual dentro dos ônibus metropolitanos e Metrô da RMBH, bem como de alerta sobre os perigos do consumo de álcool associado à direção.

Os telões digitais dentro da Rodoviária de Belo Horizonte, no Centro, também serão utilizados na divulgação. 

Serão afixados cartazes no interior dos ônibus e alguns veículos com backbus (anúncio na parte traseira do ônibus) circularão pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) promovendo as campanhas.

Transporte legalizado

Também será divulgada uma campanha para desestimular o uso de transporte irregular (clandestino) durante a festa, já que nesta época do ano os deslocamentos entre as cidades mineiras aumentam consideravelmente.