Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Antônio Rodrigues/Divulgação
A Prefeitura de Belo Horizonte revogou nesta sexta-feira (8) a declaração de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças respiratórias na cidade. O decreto estava em vigor desde abril e a revogação foi publicada hoje no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o texto, a decisão leva em conta o nível estável dos indicadores epidemiológicos, a normalização dos atendimentos nas unidades de saúde, a vacinação da população e a diminuição de complicações e internações provocadas pelas doenças.
Ao decretar situação de emergência no dia 30 de abril, a PBH informou que a medida foi necessária diante do aumento no número de atendimentos a pacientes com quadros respiratórios nos centros de saúde e nas UPAs. A quantidade passou de 42.435 para 63.217 em dois meses.
Também foi registrado aumento nas solicitações de internação hospitalar, especialmente para leitos pediátricos. Considerando a semana epidemiológica corresponde ao período de 23 a 29 de março, foram 69 solicitações para internação para crianças menores de 1 ano. Já na semana epidemiológica de 20 a 26 de abril, este número passou para 196.