Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Aline Resende/PBH

Cinco centros de saúde de Belo Horizonte serão abertos neste sábado (27) e domingo (28) para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os atendimentos serão das 7h às 19h. Segundo a prefeitura, a orientação é que a população busque, preferencialmente, esses locais, que irão funcionar em apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os principais sintomas de dengue envolvem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Unidades que estarão abertas:

Barreiro
Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 – Barreiro.

Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) – Vera Cruz.

Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 – Aarão Reis.

Oeste
Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 – Betânia.

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco.

Segundo a PBH, as unidades foram definidas de forma estratégica levando em consideração a positividade de casos e a alta procura por atendimento no momento. Dados divulgados pelo executivo apontam que, nos primeiros 23 dias de janeiro, mais de 400 pessoas procuraram atendimento médico nas UPAs Barreiro e Venda Nova por suspeita de arboviroses. Em dezembro, a procura não excedeu 50 atendimentos, de acordo com a prefeitura.

Cenário epidemiológico em Minas

Na última terça-feira (23), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou em coletiva de imprensa que Minas vai decretar emergência em saúde para viabilizar contratações e compras de insumos para o combate às arboviroses no estado.

Até o dia 22 de janeiro, Minas Gerais contabilizava 2.316 casos prováveis de dengue e 11.490 confirmados. 1 óbito pela doença foi confirmado até o momento em 2024 e outros 14 estão em investigação.

Além disso, foram notificados, até a mesma data, 4.353 casos prováveis de chikungunya, 3.067 casos confirmados da doença, dois óbitos em investigação e 1 óbito confirmado.