Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais anunciou nessa terça-feira (30) que o Carnaval 2024 em Belo Horizonte terá uma base de apoio para acolher mulheres vítimas de violência, especialmente casos de importunação sexual. A iniciativa foi batizada de Plantão Integrado Acolhe Minas, que irá funcionar entre os dias 10 e 13 de fevereiro, das 10h às 19h, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). O espaço fica na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital.

Segundo o executivo estadual, o espaço contará com acolhimento, atendimento psicossocial, suporte emocional, orientação jurídica e encaminhamentos.

Os casos que envolverem vítimas menores de 18 anos serão tratados pelo Plantão do Conselho Tutelar de Belo Horizonte. Já as situações de flagrante delito, com condução do agressor, serão direcionadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. 

Além disso, nos casos graves ou de risco para a vida da mulher decorrentes de uso de álcool ou outras drogas, além de situações mais graves de violência, a conduta será encaminhá-los à Rede de Atenção da Saúde de Belo Horizonte, de acordo com a especificidade de cada situação.

Atuação

O Plantão Integrado Acolhe minas é coordenado pela Sedese, com participação direta e presencial de instituições como Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Polícia Civil (PCMG), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) / Comissão de Enfrentamento à Violência contra Mulheres. 

A Secretaria de Saúde (SES-MG) e a Polícia Militar (PMMG) também contribuirão com os trabalhos do Plantão, a partir do compartilhamento de informações e fluxos de atendimentos às mulheres vítimas de violência sexual.

(Com informações da Agência Minas)