Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Débora de Oliveira/PBH
Estão abertas, até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para os cursos gratuitos de salgadeira/o, comida de marmitex e culinária vegetariana e vegana, das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia da Prefeitura de Belo Horizonte. São 60 vagas para os públicos prioritários, encaminhados pelos setores das políticas públicas municipais e 30 vagas destinadas à ampla concorrência, sendo 10 vagas para cada curso. Não é necessária experiência anterior para participar dos processos formativos.
Os candidatos que estão em processo de qualificação em uma das Trilhas da Gastronomia e os que residem no território da Lagoinha têm prioridade na classificação. Para participar do processo de seleção para as vagas de ampla concorrência é preciso ter 18 anos ou mais e realizar as inscrições preenchendo o formulário disponível no Portal da Prefeitura.
Com o foco em empregabilidade e empreendedorismo, esta edição encerra as ofertas das Trilhas Gastronômicas deste ano com o objetivo de oferecer qualificação profissional para a inserção e permanência no mercado de trabalho, além da possibilidade de empreender no setor produtivo gastronômico. As aulas serão ministradas presencialmente e terão início no dia 20 de novembro no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha – CRESAN, localizado na Avenida Antônio Carlos, 821, bairro Lagoinha.
Cada candidato poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso o cadastro seja feito em mais de uma formação, apenas a última inscrição será registrada e todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas.
Os classificados serão comunicados no dia 13 de novembro, no e-mail informado no ato da inscrição. Na mesma data será divulgada a lista de espera.
Carga horária
O curso de comida de marmitex será realizado no período da manhã, com carga horária de 40h (10 dias). O curso de culinária vegetariana e vegana também tem carga horária de 40h (10 dias); e o de salgadeira/o são 13 dias, com a carga horária de 52h, ambos ofertados no período da tarde. A formação de culinária vegetariana e vegana é oferecida em parceria com a Alimentação Consciente Brasil e Humane Society Internacional.
Ministrados pelas equipes de qualificação profissional e pedagógicas do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha e professores convidados, os cursos dão aos participantes a possibilidade de aprender sobre boas práticas na manipulação de alimentos, gestão financeira, cálculo na ficha técnica e relações humanas para o mundo do trabalho, além de participarem de rodas de conversa e oficinas sobre marketing e criação, cotidiano, rotinas e desafios do trabalho em restaurantes/padarias/bares/pizzarias.
O Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais e conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas, aberta ao público em geral.
(Com informações da PBH)