Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM
Foto: PBH/Divulgação
A Rodoviária de Belo Horizonte receberá, nesta quinta-feira (27), uma blitz para conscientizar turistas, foliões e transeuntes sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes durante o carnaval.
A inicitaiva é da Subsecretaria de Direitos Humanos, que busca reforçar a proteção de públicos vulneráveis. No caso das crianças e dos adolescentes, o combate é para situações de trabalho infantil, exploração sexual e proibição de venda de bebidas alcoólicas. Outro fenômeno comum durante a folia são as crianças e os adolescentes que se perdem dos pais durante a festa.
Para reforçar a conscientização, a prefeitura vai distribuir materiais orientativos e alusivos ao Carnaval, além da distribuição de pulseiras para que pais e responsáveis identifiquem as crianças antes de saírem de casa.
A ação contará com a presença do Bloco Carnavalesco do Centro Pop Miguilim, equipamento que atende crianças e adolescentes em situação de rua para realizar as atividades lúdicas.
Ao longo do Carnaval, tatuagens temporárias e leques em papel reciclado serão distribuídos aos foliões para reforçar as mensagens: a venda de bebidas alcoólicas é proibida para crianças e adolescentes; o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes; e trabalho infantil, nem de brincadeira!