Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte pode votar nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que prevê mudanças na estrutura administrativa da prefeitura da capital. A reunião está marcada para às 14h30. De autoria do Executivo, o texto pretende aumentar de 14 para 18 o número de secretarias municipais e criar 53 novos cargos, além de mais uma regional.

Uma das principais mudanças prevê o desmembramento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac) em duas pastas. Seriam criadas ainda a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Administração Logística e Patrimonial.

O projeto também propõe a criação de duas novas coordenadorias, que vão cuidar das vilas e favelas e assuntos relacionados às mudanças climáticas. A propsição sugere ainda a criação da regional do Hipercentro, que hoje pertence à regional Centro-Sul da capital.

A reforma administrativa teria custo de implantação de mais de R$ 2 bilhões, além do custo anual de R$ 49,9 milhões em gastos com pessoal. Para ser aprovado e começar a tramitar em 2° turno, o projeto precisa de pelo menos 21 votos favoráveis.

*Com informações da CMBH