Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Drone Amir Martins/PBH
O Brasil comemora o feriado da Proclamação da República neste sábado (15). Em Belo Horizonte, o comércio está autorizado a funcionar, mas alguns serviços públicos municipais serão afetados pela data.
Veja as principais alterações:
Comércio
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o funcionamento do comércio com uso de mão de obra dos empregados está condicionado a uma série de obrigações a serem cumpridas pelos comerciantes, como jornada de hora extra com adicional de 70%, pagamento de vale-transporte e auxílio-alimentação, além de concessão de folga compensatória.
Nos shoppings, a jornada de trabalho deverá ser das 14h às 20h, exceto os shoppings Norte, Cidade e Anchieta Garden, que vão seguir o horário das 10h às 16h da tarde.
Centros de saúde:
Não funcionam neste feriado. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o SAMU, o Serviço de urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs funcionam normalmente 24h.
Coleta de lixo:
A coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente. Já a coleta seletiva não será realizada. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas.
Procon, BH Resolve, Hospital Veterinário e Centros de Referência em Asisstência Social (CRAS):
Fechados
Trânsito e transporte:
Neste sábado, o transporte coletivo de Belo Horizonte vai operar com quadro de horário de domingo.
O funcionamento completo dos órgãos ligados à prefeitura podem ser consultados no site da PBH.
