Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Adão de Souza/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto que regulamenta o vale-transporte para moradores da capital que precisam se deslocar para tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o texto, o benefício é prioritário para pacientes oncológicos e pode ser estendido para acompanhantes, caso necessário. Os interessados deverão preencher um formulário disponível no Portal de Serviços da PBH.
A norma estabelece que a comprovação de endereço será feita por meio do Cartão Nacional de Saúde, que é o documento de identificação dos usuários do SUS. Ao acessar o Portal de Serviços e clicar na seção “Vale-Transporte Saúde”, o usuário deverá apresentar a documentação exigida no próprio site. Outra opção é realizar o procedimento na Central de Relacionamento do BH Resolve, mediante agendamento on-line.
Ainda de acordo com o Executivo, a documentação será analisada pela Secretaria Municipal de Saúde e, caso o pedido seja aprovado, será emitido o Cartão BHBus destinado ao auxílio. O benefício deverá ser renovado a cada três meses.