Skip to main content

Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Thais Magalhães/CBF/Reprodução

Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (21), por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que o expediente nas repartições públicas estaduais será alterado nos dias em que forem realizados os jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino durante a Copa do Mundo de 2023. 

As brasileiras fazem a estreia na competição na próxima segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), contra a seleção do Panamá. O segundo jogo, contra a França, está agendado para o sábado (29), às 7h. E, por fim, fechando a rodada de grupos, em 2/8, o Brasil enfrenta a Jamaica às 7h.

Com base na determinação, a jornada de trabalho nas datas a seguir fica definida da seguinte forma:

  • 24/7/2023 (segunda-feira) – expediente será iniciado às 11h;
  • 2/8/2023 (quarta-feira) – expediente começa às 10h.

Serviços no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Fundação Hemominas, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da segurança pública,da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Fundação TV Minas Cultural e Educativa e os dos Museus vão funcionar sem alterações nos horários, por serem considerados essenciais.

A Prefeitura de Belo Horizonte também decretou jornada reduzida para os servidores municipais nos dias de jogos. O decreto, assinado pelo prefeito Fuad Noman, foi publicado nesta sexta-feira (21) em edição extra do Diário Oficial do Município. Os serviços de Saúde e Educação terão funcionamento garantido.  

Na segunda-feira (24), o expediente dos serviços municipais começará às 12h. Já no dia 02 de agosto, a jornada de trabalho começará às 11h. Nas duas datas, não haverá intervalo de almoço durante o expediente.

No caso dos serviços considerados essenciais, o funcionamento ocorrerá normalmente. Segundo o decreto, fica determinado o funcionamento normal nos órgãos cujos serviços são considerados essenciais, inclusive a manutenção de plantão na Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e no Grupo Gestor de Riscos e Desastres.

(Com informações da PBH e da Agência Minas)