Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Amir Martins/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte convocou 1.760 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em abril para realizarem a prova de vida. O prazo termina no dia 30 deste mês. O procedimento é obrigatório e implica na suspensão do salário, caso não seja realizado no prazo. Segundo a PBH, o objetivo é impedir o recebimento do benefício por terceiros.
Como realizar:
O aposentado ou pensionista pode procurar o atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco (conveniado à prefeitura) e concluir a prova de vida por meio dos terminais de autoatendimento.
Para fazer a prova de vida digital, basta baixar o aplicativo gov.br. Nesse caso, o beneficiário deve possuir biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de conta com o login gov.br.
A prefeitura da capital destaca que, caso perca o prazo, o salário do aposentado ou do pensionista será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do procedimento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.