Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM
Foto:Arquivo/Sudecap
Nessa terça-feira (12), a Prefeitura de Belo Horizonte inicia mais uma etapa das obras de urbanização e revitalização da Praça Rio Branco, conhecida como Praça da Rodoviária, no hipercentro da capital.
Desta vez, as intervenções compreendem alterações na pista exclusiva do MOVE, no cruzamento das avenidas Paraná e Santos Dumont. Faixas foram afixadas no local e agentes da BHTRANS e da Superintendência de Mobilidade (Sumob) vão orientar motoristas e usuários do transporte coletivo na região. Confira as mudanças:
– Interdição da pista exclusiva para ônibus no trecho do cruzamento das avenidas Paraná e Santos Dumont, na Praça Rio Branco, no sentido Paraná/Santos Dumont (Praça da Estação).
– Desvio das linhas do MOVE: Avenida Paraná, Rua dos Caetés, Rua Curitiba, Avenida Santos Dumont.
As intervenções e o desvio vão alterar os itinerários das linhas do MOVE que trafegam no trecho, mas sem impacto para o usuário do transporte coletivo, pois não haverá mudanças no embarque e desembarque nas estações.
Serão feitas escavações para instalação de tubulações de energia elétrica, rede hidráulica e sinalização semafórica. Os trabalhos serão realizados nas duas pistas do MOVE, porém em momentos diferentes, para reduzir os impactos no trânsito e na circulação de pedestres. Cada pista ficará interditada por cerca de 15 dias.
Obras na Praça Rio Branco
A reforma geral da Praça Rio Branco, iniciada em janeiro deste ano, compreende a demolição dos pisos, mobiliário urbano, canteiros – paisagismo e irrigação – e calçadas, limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto.
As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, lançado em março de 2023 pelo prefeito Fuad Noman.
Segundo a prefeitura, estão sendo investidos R$ 4,4 milhões com recursos provenientes de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e recursos próprios do município (ROT). A supervisão dos trabalhos é feita pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2025.