Por: Jornalismo Light FM*
Foto: DER-MG/Divulgação
O Governo de Minas informou nessa segunda-feira (26) que concluiu mais de 75% das obras de melhorias na segurança viária, previstas para as rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424, no Vetor Norte da Grande BH. O balanço é do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução das ações.
A revitalização da sinalização e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, a MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo. O investimento é de mais de R$ 8 milhões.
Nos trechos, já foram trocadas defensas metálicas e instalados delimitadores cilíndricos, dispositivos implantados nas saídas das bifurcações, inibindo acessos em local proibido.
O balanço do DER-MG apresenta a evolução detalhada de alguns serviços: já foi finalizada a implantação de tachas refletivas na pista; executada 90% das instalações de delimitadores cilíndricos.
O mesmo percentual é apontado para a pintura de bordo e de eixo; instalado 80% de elemento refletivo para defensas metálicas, entre outras ações.
A previsão da equipe para esta semana é iniciar a pintura de zebrados e setas e finalizar outros serviços. As placas de sinalização vertical já estão sendo produzidas e serão instaladas em setembro, conforme cronograma de trabalho do DER-MG.
Atenção redobrada
O DER-MG reforça as orientações aos usuários em função das intervenções.
Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.
Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias.
Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.
*Com informações da Agência Minas