Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Prefeitura de Contagem realiza no próximo sábado (18/03), o Mutirão de Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Serão disponibilizadas cem vagas, por meio de agendamento prévio. O mutirão será realizado no Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz, das 7h45 às 13h. As mulheres que desejarem participar do mutirão precisam comparecer em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e solicitar a inscrição. 

Segundo a superintendente de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Hespanha, o objetivo do mutirão também é desmistificar tabus em relação a esse método contraceptivo. 

No dia do mutirão também será realizado o teste HCG, para verificar se há indícios de gravidez e quanto tempo de gestação, caso dê positivo. Este teste é necessário para a inserção do DIU e é realizado no dia do procedimento. Além disso, será ofertado atendimento de fisioterapia geniturinária e aconselhamento e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS). 

A ação é destinada às mulheres entre 14 e 49 anos, que tenham o desejo de fazer uso do dispositivo, independente da paridade e em qualquer fase do ciclo ovulatório (exceto gestantes e puérperas, com pós-parto menor que 42 dias). 

Dispositivo Intrauterino – DIU 

O DIU de cobre, que será disponibilizado no mutirão, é um tipo de dispositivo intrauterino em forma de “T” ou “Y”, que pode ser utilizado durante 10 anos, sem que perca a sua eficácia. O procedimento para a inserção do DIU é simples, com duração entre 15 e 20 minutos. 

Embora o DIU tenha a vantagem de prevenir uma gravidez indesejada, esse dispositivo não protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso é importante sempre utilizar camisinha em todas as relações sexuais.  

Para quem não conseguir participar do mutirão, o SUS Contagem oferece atendimento e inserção gratuita em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, o município conta com 26 ginecologistas para atender e receber as usuárias que tiverem interesse por este serviço.