Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto:
CBTU/Divulgação

Após 34 dias de paralisação, o metrô de Belo Horizonte volta a circular a partir desta segunda-feira (20). Em assembleia realizada no fim da última semana, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), decidiu dar fim ao movimento grevista, iniciado no dia 14 de fevereiro.

O movimento é motivado pela concessão do metrô da capital à iniciativa privada, em leilão realizado em dezembro. Os profissionais cobram garantia de emprego aos trabalhadores concursados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) e aguardam resposta do Ministério Público sobre o assunto, prevista para esta semana.

A categoria informou que participará de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (21), às 14h30, para tratar da privatização do transporte. Outra audiência pública está marcada para a quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Belo Horizonte.  

Em nota, a CBTU-MG informou que a greve gerou prejuízo de R$ 12 milhões e afetou cerca de 100 mil usuários por dia útil.