Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Adão de Souza/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte informou nessa terça-feira (3) que todos os 1.723 aposentados e pensionistas nascidos em outubro e que recebem salário pela PBH devem realizar o recadastramento até o dia 31 deste mês. O procedimento é obrigatório e neste ano substitui a prova de vida. Ainda segundo a prefeitura, 223 aniversariantes de setembro não fizeram o recadastramento e terão o pagamento bloqueado nos próximos dias.

Como realizar

Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento. 

Documentação

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal. 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 – Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 – Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

(Com informações da PBH)