Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM
Foto: Divulgação/PBH
Um levantamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com base em dados do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), mostrou um crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas na capital.
Conforme a pesquisa, em 2024, a cidade registrou 15,1 mil ocorrências envolvendo motocicletas, um aumento de 12,6% em comparação com o ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 13,4 mil acidentes.
De acordo com a prefeitura, os números refletem um cenário preocupante e que continua a se agravar, especialmente quando comparados aos anos anteriores à pandemia de covid-19. Em 2018, antes da explosão dos aplicativos de entrega e outros serviços que utilizam motocicletas, Belo Horizonte registrava cerca de 10 mil acidentes envolvendo motos. Em apenas seis anos, o número saltou para 15,1 mil, o que representa um aumento de quase 50%.
Esse crescimento acentuado demonstra não apenas uma quantidade maior no número de motociclistas, mas também mais exposição ao risco devido ao comportamento no trânsito. Outro dado alarmante é o de fevereiro deste ano. Em apenas 28 dias foram registrados 1.405 chamados para o SAMU envolvendo motocicletas.
O executivo municipal ressalta que o aumento dessas ocorrências impacta diretamente na assistência à saúde da população de Belo Horizonte. Um exemplo disso na rede SUS-BH foi o recente contingenciamento dos procedimentos eletivos ortopédicos de forma temporária, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro. De acordo com a PBH, a medida foi necessária devido ao aumento da demanda de cirurgias de urgência, a maioria vinda de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito e quedas.