Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma onda de calor deve atingir Belo Horizonte e outras 492 cidades de Minas Gerais até o próximo domingo (5), segundo aviso publicado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que as temperaturas máximas subam até 5°C acima da média no período. O instituto alerta para leve risco à saúde. Ocorrências podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199.

Além de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, o comunicado abrange municípios do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Campo das Vertentes, Sul/Sudoeste de Minas, Jequitinhonha e Noroeste de Minas.

O que caracteriza uma onda de calor?

O Inmet explica que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas, especialmente as máximas, devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

Baixa umidade

Ainda nesta quinta-feira (2), a Defesa Civil de Belo Horizonte publicou um alerta de baixa umidade para a capital. Segundo o órgão, uma massa de ar seco deve deixar os índices de umidade relativa do ar em torno de 30% no decorrer da tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade varia de 60% a 80%. O alerta é válido até às 18h de segunda-feira (6).

Recomendações da Defesa Civil:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).