Skip to main content

Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Instituto dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) reforça que está em andamento a segunda etapa do 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). Nesta fase, aposentados e servidores preliminarmente afastados, vinculados ao Poder Executivo, são convocados a participar e manter seus dados cadastrais atualizados. 

O procedimento de recenseamento é de caráter obrigatório e pode ser facilmente realizado on-line, através dos seguintes canais: site do Ipsemg, portal do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev) ou o Portal do Servidor

Até o momento, quase 70 mil servidores inativos realizaram o censo, contudo, o público estimado é de, aproximadamente, 240 mil pessoas, que terão até 23 de outubro para realizá-lo.  

O passo-a-passo e outras informações para os aposentados realizarem o censo estão disponíveis aqui

Repescagem Pensionistas 

Os pensionistas do Ipsemg que não puderam realizar o censo cadastral previdenciário durante a primeira fase (19 de junho a 31 de julho) têm, agora, uma nova oportunidade para atualizar seus registros. 

O sistema foi reaberto e os pensionistas podem realizar o recenseamento até o dia 18/9/2023.  

De acordo como o Decreto Estadual nº 48.620/2023, o censo previdenciário é obrigatório e a não participação pode resultar na suspensão do benefício previdenciário. 

Esclarecimentos sobre o Censo 

A fim de proporcionar informações claras e responder a possíveis dúvidas relacionadas ao Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais, a Diretoria de Previdência disponibilizou uma cartilha com as principais perguntas que podem surgir. 

O material pode ser acessado em www.ipsemg.mg.gov.br, menu Serviços e opção ‘Censo Cadastral Previdenciário’. Na página foi disponibilizado um arquivo específico para cada perfil (pensionista e aposentado), além de links de vídeos disponíveis no canal do YouTube Ipsemg Online com informações adicionais sobre o procedimento.  

(Com informações da Agência Minas)