Skip to main content

Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Em mais uma atuação voltada para garantir a igualdade e reconhecimento dos direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoverá a 5ª edição do Casamento Igualitário LGBTQIA+ em Belo Horizonte. 

Podem participar casais LGBTQIA+ que morem em BH e que possuam renda familiar até dois salários mínimos. 

As inscrições já estão abertas e vão até 20 de outubro. Os casais interessados em oficializar a união devem comparecer à Unidade I da DPMG, na Rua dos Guajajaras, 1707, 6º andar, Barro Preto, no horário de 10h às 16h. O telefone para mais informações e dúvidas é (31) 3526-0405 / 0406. 

Entre os documentos que devem ser levados estão certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda. 

A cerimônia será realizada em novembro, com todos os detalhes: entrada ao som de marcha nupcial, tapete vermelho, ornamentação especial, benção ecumênica e troca de alianças. 

O Casamento Igualitário visa garantir ao cidadão vulnerabilizado LGBTQIA+ o pleno acesso à cidadania, garantindo-lhe o direito de regularizar a sua situação civil. 

O Casamento Igualitário da DPMG é realizado por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e dos cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, que farão a isenção de taxas e emolumentos. 

(Com informações da DPMG)