Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Wander Faria/PBH
A Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2026 foi eleita na tarde desse domingo (12), em evento realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Foram coroados o Rei Momo Wallace Guedes, a Rainha Tamara Carvalho e a Princesa Laís Lima, representantes da festa belo-horizontina, responsáveis por levar o espírito carnavalesco da capital mineira a eventos e agendas oficiais de promoção da folia.
Os eleitos receberam faixas de reconhecimento e premiação em dinheiro, no valor líquido de R$ 44 mil para o Rei Momo e para a Rainha, e de R$ 41 mil para a Princesa.
O Rei Momo Wallace Guedes, morador do Aglomerado da Serra, tricampeão do concurso e novo integrante da Corte do Carnaval de Belo Horizonte, celebrou a conquista e ressaltou o significado simbólico do título. “Essa vitória vai muito além de um prêmio financeiro. É a faixa, é a conquista. A minha indumentária branca representa a paz, não só na Serra, mas em todas as quebradas. Nós carregamos o nome do Carnaval de Belo Horizonte o ano inteiro, construindo essa história sambando, levando o nome da nossa festa para fora e mostrando que o nosso carnaval é diferenciado”, afirmou.
A Rainha Tamara Carvalho, moradora do bairro Floramar, analista plena de contas médicas na área de oncologia e passista show, destacou a importância de representar o Carnaval de Belo Horizonte após uma década de atuação na festa. “Depois de 10 anos participando do Carnaval, é muito significativo poder representar a folia de BH, porque conheço de perto a nossa luta e a nossa resistência para que essa festa aconteça. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização, aos foliões, meus familiares e a todos que vieram prestigiar e fortalecer a nossa luta pelo Carnaval da nossa cidade”, comentou a Rainha.
Laís Lima, Princesa do Carnaval de 2026, destacou a importância de ter uma representante do Carnaval de Passarela compondo a Corte Momesca de Belo Horizonte. “Trago no meu discurso a representatividade das escolas de samba e do nosso Carnaval de Passarela. Precisamos de pessoas comprometidas em deixar um legado, respeitando e fortalecendo a ancestralidade que sustenta as nossas agremiações. O convite é para que mais pessoas façam parte de uma escola de samba e ajudem a manter essa tradição viva”, completou.
Durante o evento, os candidatos se apresentaram e foram avaliados por uma comissão julgadora composta por jurados indicados pela Belotur, com base em critérios como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desenvoltura, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
Além da eleição da Corte Momesca, o evento, que integrou mais uma edição do Movimento BH + Feliz, contou com apresentações das baterias do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta e da Escola de Samba Canto da Alvorada.
A eleição da Corte Momesca marcou a abertura oficial do calendário de eventos carnavalescos da capital mineira. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2026 ocorre entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.
*Com informações da PBH
