Skip to main content

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta segunda-feira (19/01) o Calendário Escolar de 2026 das escolas da Rede Municipal de Ensino. O ano letivo terá início em 4 de fevereiro e será encerrado no dia 18 de dezembro. Serão pelo menos 200 dias letivos, conforme a grade horária escolar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), divididos em três trimestres.

O primeiro trimestre está programado até o dia 8 de maio; o segundo, de 11 de maio a 3 de setembro; e o terceiro, de 4 de setembro a 18 de dezembro. “O ano letivo de 2026 marca não apenas um novo ciclo, mas um compromisso inegociável com a excelência e a equidade. Estamos prontos para acolher cada estudante da Rede Municipal em ambientes de aprendizado que são dinâmicos, seguros e inclusivos”, ressalta a subsecretária de Gestão Pedagógica, Arminda Aparecida de Oliveira.

Ela destaca que o foco é garantir a cada criança e adolescente as competências essenciais, desde a alfabetização, o letramento e o raciocínio matemático até a consciência humana, social e sustentável. “Queremos, em 2026, oferecer aos nossos estudantes, mais e melhor; garantindo a excelência no que é básico e, progressivamente, ampliando aprendizagens e vivências”.

O recesso escolar do meio de ano será de 16 a 31 de julho. Para os estudantes que não alcançarem a nota mínima, estão previstos três períodos de recuperação, a serem realizados nos meses de maio (11 a 15), setembro (4 a 11) e dezembro (3 a 18).

Ao longo do ano letivo estão previstos 25 dias de recesso, 11 feriados e sete datas com pontos facultativos. Além disso, o calendário traz sugestões de sábados com atividades pedagógicas.

Capa da música Plataforma Light FM 103.9