Skip to main content

Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM | Foto: Netun Lima/Divulgação

Um dos maiores blocos do Carnaval de Belo Horizonte anuncia seu último ensaio aberto antes do desfile oficial. O evento, que vai reunir a bateria, banda e ala de dança acontece nesta quinta-feira, 01 de fevereiro, a partir das 18h, na Feira da Economia Solidária, na Praça Paulo Sérgio Freitas de Araújo, bairro Novo Eldorado, em Contagem. Os foliões podem participar gratuitamente.

Para Geo Ozado, fundador e vocalista do Baianas Ozadas, o ensaio aberto em Contagem será uma oportunidade para os foliões já sentirem um pouco do que será o desfile na avenida. “É muito bom a gente terminar nossa preparação para o carnaval aqui em Contagem, cidade onde tenho um carinho especial e que acolheu a mim e minha família, quando viemos da Bahia pra Minas. Estamos nos preparando para mais um cortejo histórico, desta vez, no inédito ‘trem elétrico’ do Carnaval de Belo Horizonte e em parte da avenida sonorizada, já que a primeira parte do desfile acontece na Avenida Afonso Pena para que aconteça a tradicional lavagem das escadarias da Igreja São José”, conta.

Desfile oficial

Com legitimidade e representando bem a herança dos carnavais tradicionais da Bahia em Minas Gerais, o Baianas Ozadas se orgulha por realizar, no início do cortejo, a já tradicional lavagem das escadarias da Igreja de São José. “É um momento singular que só o Baianas proporciona no carnaval da capital. É momento de elevar o pensamento e vibrar boas energias. Não importa o credo, e sim uma reflexão em favor da paz, da fraternidade e cuidado com a cidade. Ano passado lançamos uma ala contra a intolerância religiosa e, infelizmente, vimos no ano que passou diversos casos de racismo e intolerância, como foi com o jogador Paulinho do Galo. Isso é inaceitável no estado num país laico como o Brasil”, defende Geo, que reforça que neste ano pretende reforçar esta bandeira contra a intolerância no carnaval.

Se reconhecer parte da natureza e reverenciar os elementos, plantas e árvores é um ponto em comum nas religiões de matriz africana como o candomblé e a umbanda. Diante disso, para o Carnaval de 2024 o Baianas Ozadas prepara ações para despertar a consciência dos foliões acerca da sustentabilidade.

O Baianas Ozadas vai desfilar na segunda-feira de folia, no dia 12 de fevereiro, com concentração a partir das 9h, na Av. Afonso Pena, próximo à igreja São José. Neste ano, o Ara Ketu, um dos mais importantes blocos afro de Salvador, será homenageado durante o cortejo, com o tema “Sou o Caçador da Alegria”.

Baianas Ozadas – último ensaio aberto:

Data: 01 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h, na Praça Paulo Sérgio Freitas de Araújo, bairro Novo Eldorado, em Contagem.

Desfile oficial:

12 de fevereiro – segunda-feira de Carnaval

Horário e local da concentração: 9h, Avenida Afonso Pena, próximo à igreja São José

(Com informações da Balo Comunicação)