Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, será reaberta para passeios turísticos a partir de dezembro, marcando as comemorações dos 128 anos da capital. O anúncio foi feito nesse domingo (5) pelo prefeito Álvaro Damião, durante evento de assinatura de Termo de Cooperação com a Federação Mineira de Vela (FMVela) e ação de reconhecimento da navegabilidade no espelho d’água da Lagoa da Pampulha.

“Estive recentemente na Pampulha, em 16 de maio, quando o Conjunto Arquitetônico completou 82 anos. Naveguei pelo espelho d’água, conversei com secretários, com as pessoas da Prefeitura, e fiz o pedido: eu quero que o povo de Belo Horizonte tenha o prazer que estou tendo hoje, de ver de dentro da Lagoa da Pampulha a imagem da Igreja de São Francisco, do Mineirão, do Mineirinho. Desde que o ex-prefeito Fuad Noman colocou a mão para fazer a limpeza que vem sendo feita na lagoa, ela vem se transformando. Estou dando continuidade a esse trabalho, às boas práticas do Fuad, e uma delas era cuidar da Lagoa da Pampulha”, destacou o prefeito.

Segundo a prefeitura, o projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha terá duração de três meses e prevê a contratação via licitação de embarcações do tipo catamarã com capacidade para 30 passageiros sentados, com garantia de visibilidade para contemplação da paisagem. As embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre as 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio.

O passeio terá duração mínima de uma hora (incluindo embarque, desembarque e navegação), percorrendo um circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem cultural, acompanhados por guia turístico que vai apresentar conteúdo histórico, cultural e ambiental. A embarcação deve ter banheiro e água disponíveis, além de sistema de som.

*Com informações da PBH

Capa da música Plataforma Light FM 103.9