Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que pouco mais de 99 mil trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o abono salarial Pis/Pasep, referente a 2023. O prazo para o saque termina no dia 29 de dezembro de 2025. A consulta pode ser feita no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Segundo a pasta, servidores públicos que tiveram atraso no pagamento referente ao ano-base 2023 receberão o benefício no dia 15 de outubro. No dia 5 do mesmo mês, os beneficiários poderão verificar a situação no app ou no Portal GOV.BR.
Quem tem direito
Tem direito ao benefício os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como:
- estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração (2023);
- ter seus dados, do ano-base 2021, informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como receber
No caso da iniciativa privada, o abono será pago, preferencialmente, por crédito em conta CAIXA (corrente, poupança ou Conta Digital). Também poderá ser depositado na poupança social digital, aberta automaticamente e acessada pelo aplicativo CAIXA Tem.
Para os trabalhadores que não possuem conta, o saque poderá ser realizado em agências da Caixa, casas lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes CAIXA Aqui e demais canais de pagamento disponibilizados pela instituição.
No Banco do Brasil, para servidores públicos, o pagamento será feito, preferencialmente, por crédito em conta bancária. Também poderá ser realizado por transferência via TED ou PIX. Para os trabalhadores que não possuem conta ou chave PIX, o saque estará disponível diretamente nas agências de atendimento.
*Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego