Por: Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) é pago nesta segunda-feira (15) aos trabalhadores nascidos em julho e agosto. Também recebem hoje os servidores públicos com número de inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 4 e 5. O valor pode chegar a um salário mínimo e depende do número de meses trabalhados no ano-base (2021). No caso do PIS, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal e o valor pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito
Para receber o abono salarial PIS/Pasep em 2023, é necessário:
- Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
- Ter recebido até 2 (dois) salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração (2021);
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).
Próximos depósitos
O calendário de pagamentos vai até o mês de julho, quando recebem o benefício os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro, além dos servidores públicos com número de inscrição no Pasep final 8 e 9. O cronograma pode ser consultado aqui.
Para saber se tem direito ao abono, basta consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o número 158.