*Thaís Azze | Jornalismo Light FM
*Foto: Divulgação | PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira (1º) a entrega dos alimentos do programa “Cesta nas Férias”, direcionado aos alunos da rede municipal de educação e rede parceira, em situação de pobreza e extrema pobreza que tenham sido inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até 12 de abril.
Até o momento, 23.234 famílias já emitiram o voucher para ter acesso ao benefício, o que corresponde a cerca de 58% do público. A retirada da cesta de alimentos deve ser realizada preferencialmente no período e na loja informados no voucher gerado no site cestaestudantes.pbh.gov.br. Caso a família não consiga comparecer na data e horário indicados, terá até o dia 31 de julho para retirar a cesta.
O programa tem como objetivo principal garantir o acesso à alimentação para essas famílias, minimizando o impacto do aumento do custo das refeições realizadas em casa durante o recesso escolar, já que as crianças matriculadas deixam de ter acesso a até cinco refeições diárias nas escolas.
Serão ofertados dois tipos de cestas com os mesmos itens, variando apenas a quantidade de alimentos, considerando o número de estudantes matriculados em cada família. Todas as cestas contêm açúcar cristal, arroz branco, café em pó, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca e feijão preto, fubá, leite em pó, macarrão, óleo de soja, sal refinado e sardinha.
Para aqueles que não realizaram a consulta, é necessário acessar o site cestaestudantes.pbh.gov.br, informar o CPF e o primeiro nome do responsável pela matrícula do estudante. A plataforma emitirá um voucher, com a indicação da loja do supermercado e o dia em que a cesta poderá ser retirada. É necessário apresentar o voucher ou o código do voucher e documento de identificação original com foto do responsável pela matrícula do estudante.
Para mais informações sobre o Programa Cesta nas Férias, as famílias de estudantes podem consultar o Portal PBH na página pbh.gov.br/cestanasferias ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 3277-8870, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Programa Cesta nas Férias
O Programa Cesta nas Férias foi instituído pela Lei 8.427, de 13 de setembro de 2002, e regulamentado pelo decreto 18.556, de 12 de dezembro de 2023. A ação integra o Plano de Enfrentamento da Insegurança Alimentar e da Fome em Belo Horizonte, um conjunto de esforços da gestão municipal, com a combinação de estratégias emergenciais e de ampliação de serviços voltados ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, pobreza, extrema pobreza e insegurança alimentar e nutricional residente em Belo Horizonte. No período anterior, correspondente às férias de final de ano, entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano, foram entregues mais de 35,7 mil cestas de alimentos.
*Com Informações | PBH