Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Somente 20% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade receberam a segunda dose da vacina contra a dengue em Belo Horizonte, segundo números divulgados nessa quarta-feira (26) pela prefeitura da capital. O grupo total elegível para o reforço é estimado em 48 mil pessoas. O imunizante está disponível nos endereços listados no site da PBH.

Para concluir o esquema vacinal, é necessário cumprir um intervalo de três meses após a primeira aplicação. A prefeitura reforçou o chamado para que os responsáveis levem as crianças e adolescentes aos postos. É preciso apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e o cartão de vacina.

Atenção: pessoas que tiveram diagnóstico recente de dengue devem aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. O intervalo de três meses entre as aplicações permanece válido em caso de infecção pelo vírus após a primeira aplicação da vacina.

Primeira dose

A PBH destaca que aqueles que têm entre 10 a 14 anos e ainda não iniciaram o esquema vacinal ainda podem receber a primeira dose da Qdenga. As doses seguem disponíveis nos 152 centros de saúde, além do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.