Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quarta-feira (24) a 1ª parcela do abono anual dos beneficiários, conhecido como “13º do INSS”. O benefício é destinado a aposentados, pensionistas e pessoas que receberam benefícios temporários ao longo de 2024.

Os pagamentos para quem ganha até 1 salário mínimo vão de hoje (24) até o dia 8 de maio, seguindo o mesmo calendário de pagamentos dos benefícios regulares (veja a escala no final da matéria). Recebem primeiro os segurados que possuem o cartão de benefício com dígito final 1. Os segurados que ganham acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Normalmente, o abono é pago no segundo semestre do ano, mas o benefício foi antecipado pelo Governo Federal em março.

Descontos

Segundo o INSS, a primeira parcela antecipada corresponde a 50% do valor total do abono anual e não incidem descontos, como Imposto de Renda, que serão cobrados apenas na segunda parcela, programada para ser paga entre o final de maio e o início de junho.

Quem tem direito

  • Aposentados, pensionistas e pessoas que receberam benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão;
  • Beneficiárias do salário-maternidade (proporcional e pago junto a última parcela do benefício);

Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não têm direito ao abono.

Como consultar

Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que têm acesso à web podem acessar o site Meu INSS ou o aplicativo de mesmo nome, disponível para iOS e Android.

Confira o calendário de pagamentos do INSS em 2024:

Foto: INSS/Reprodução