Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Stephanie Mendes/PBH
A partir desta terça-feira (20), o Centro de Atendimento às Arboviroses Venda Nova, em Belo Horizonte, funcionará 24 horas por dia. Antes, os atendimentos eram encerrados às 22h. O espaço é destinado a pessoas que apresentam sintomas de dengue, chikungunya e zika, como dor atrás dos olhos, febre e manchas vermelhas na pele.
Segundo a prefeitura da capital, o plano de enfrentamento às arboviroses tem sido ativado mediante o cenário epidemiológico. Outra medida anunciada é a abertura de mais oito leitos na Unidade de Reposição Volêmica, também em Venda Nova. Agora, o equipamento passa a contar com 23 leitos para usuários encaminhados de outras unidades e que necessitam de hidratação venosa.
A orientação do município é que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika procurem assistência, inicialmente, nos centros de saúde ou CAAs.
Outras unidades
A população também pode procurar outros dois CAAs, nas regionais Centro-Sul e Barreiro. Essas unidades estão funcionando todos os dias, das 7h às 22h, e os locais também contam com apoio de oficiais do Exército Brasileiro para agilizar a assistência aos usuários.
Também segue em funcionamento, durante 24h, a Unidade de Reposição Volêmica (URV) Centro-Sul, que recebe exclusivamente os usuários encaminhados. Há ainda uma outra URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, que foi aberta em parceria com a Fhemig e, recentemente, passou a atender os usuários durante 24h.
(Com informações da PBH)