Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir da próxima quinta-feira (23), a Prefeitura de Betim oferecerá a vacina BGC em dez  Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Desde julho de 2022, a aplicação desse imunizante estava concentrada em apenas duas UBSs e no Centro Materno-infantil em razão da redução do número de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Agora, com a chegada de novas quantidades foi possível ampliar a oferta, mas ainda assim com o uso racional do imunizante. Por isso, para atender a população sem perdas de doses, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um cronograma de vacinação em que cada uma das dez  UBSs aplicará a vacina em dias da semana e horário específicos. Os bebês nascidos no Centro Materno-Infantil serão vacinados na sala de vacinas da maternidade, antes da alta.  

Cronograma da Vacinação da BCG:

Segunda-feira

Manhã – das 9h às 12h – UBS Petrovale

Tarde – das 13h às 16h – UBS Angola

Terça-feira

Manhã – das 9h às 12h – UBS Vianópolis

Tarde – das 13h às 16h – UBS Alcides Braz

Quarta-feira

Manhã – das 9h às 12h – UBS Alterosas 

Tarde – das 13h às 16h – UBS Nova Baden

Quinta-feira

Manhã – das 9h às 12h – UBS Parque do Cedro

Tarde – das 13h às 16h – UBS Vila Bemge

Sexta-feira

Manhã – das 9h às 12h – UBS Citrolândia 

Tarde – das 13h às 16h – UBS PTB

Os pais podem procurar a UBS de referência para se informar e fazer o cadastro da criança no sistema. A criança será encaminhada para uma das unidades que fazem a aplicação da BCG, conforme o cronograma, após o  cadastro e o registro da aplicação da vacina hepatite B e da  realização do teste do pezinho na UBS de referência.

A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). O ideal é que a dose única seja aplicada logo após o nascimento. Na rotina dos serviços, ela está disponível para crianças com idade entre 0 e 4 anos. O imunizante também é recomendado no caso de contato intradomiciliar com pessoas com diagnóstico de hanseníase.