Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM | Foto: Agência Brasil

As inscrições no Sisu 2023 começam nesta quinta-feira, 16, e seguem até o dia 24 de fevereiro. Candidatos interessados em concorrer a uma das 6.309 vagas ofertadas nos 79 cursos de graduação da UFMG devem se inscrever, gratuitamente, no portal do Ministério da Educação. Podem se candidatar ao processo seletivo os estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2022 e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e que não tenham participado da última edição do exame como treineiro.

As vagas da graduação da UFMG são distribuídas nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros, com entrada no primeiro e no segundo semestre. São 3.157 para as modalidades de vagas reservadas e 3.152 vagas para a ampla concorrência.

Login e senha para inscrição
Segundo orientações disponíveis no site do Ministério da Educação, o estudante, para se inscrever no Sisu, precisa criar, previamente, sua conta na página de serviços digitais do governo federal gov.br, para obter login e senha, os mesmos que serão usados para a inscrição no Sisu.

O candidato poderá escolher até duas opções de curso e alterar suas escolhas durante o período de inscrições. Vale a última inscrição registrada pelo sistema.

A inscrição no Sisu-MEC também pode ser utilizada para o candidato que queira participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Lista de espera
Após divulgação da classificação dos candidatos pelo Sisu-MEC, o candidato que não tiver sido selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda poderá disputar uma das vagas, por meio de inscrição em lista de espera, no período de 28 de fevereiro a 8 de março de 2023.

Candidatos aos cursos da UFMG, cuja classificação será realizada pelo Sisu-MEC, também deverão acompanhar o processo pelo site Sisu UFMG, onde estão publicadas todas as informações sobre as chamadas regulares, registro e matrícula dos aprovados.

CadÚnico e análise socioeconômica
Nesta edição, a UFMG decidiu adotar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como instrumento de verificação de renda para candidatos ao Sisu 2023 cujas famílias recebem até 1,5 salário mínimo per capita. O mecanismo vai coexistir com a análise socioeconômica feita em anos anteriores pela instituição. 

A intenção é que esta edição do Sisu funcione como período de transição até que o cadastro do governo federal se consolide, nos próximos anos, como único instrumento de aferição de renda para os processos seletivos da Universidade. Por ora, os candidatos às vagas na graduação da UFMG poderão entregar os documentos para análise socioeconômica, caso não consigam efetuar sua inscrição no CadÚnico.

Habilidades específicas e outros casos
No caso dos cursos da UFMG que exigem habilidades específicas (Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro), as vagas não são oferecidas no Processo Seletivo Sisu. Os candidatos desses cursos participam de processos específicos, o que também ocorre com os candidatos aos cursos de licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas e Licenciatura em Letras-Libras. Também não são selecionados pelo Sisu os candidatos ao Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas e os estudantes refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário.