Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na madrugada desta segunda-feira (17), um alerta de risco geológico para a capital mineira, em razão das chuvas que atingem a cidade. Segundo o comunicado, existe risco geológico forte nas regionais Noroeste e Oeste, e moderado na região Centro-Sul. O alerta é válido até quarta-feira (19).
O órgão pede que moradores desses locais prestem atenção a sinais que possam indicar deslizamentos ou desabamentos, como trincas nas paredes, solo encharcado ou árvores e postes inclinados (leia mais abaixo).
Chuvas continuam
Também nesta segunda-feira (17), a Defesa Civil renovou o alerta de chuvas para a capital. Estão previstas pancadas de 30 a 50 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8 horas de terça-feira (18).
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Cuidados durante o risco geológico
- Coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje águas ou esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
- Se você observar aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199).
Com informações da Defesa Civil de BH
