Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Copasa/Divulgação
O presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Fernando Passalio, visitou nesta segunda-feira (14) os estúdios da Light FM. Em entrevista, ele destacou o cumprimento antecipado das metas do marco legal do saneamento (entenda mais abaixo) pela companhia. Segundo Passalio, 99% das cidades mineiras atendidas pela empresa têm água tratada.
>>> O marco do saneamento é uma lei federal que prevê a universalização do abastecimento e do saneamento até 2033. Na prática, até o fim do prazo, 99% da população brasileira deverá ter acesso à água tratada, e 90% à coleta e tratamento de esgoto.

“A Copasa, à frente de muitas outras empresas, já tem a universalização da água a 10 anos antes do prazo. Hoje, 99% dos 637 municípios mineiros atendidos pela empresa já têm o cumprimento da meta de água tratada. Com relação ao esgoto, já estamos com mais de 78%”, afirma o presidente.
Passalio também ressaltou a importância da existência de um arcabouço legal voltado para o abastecimento de água, que é um serviço essencial. “O marco do saneamento é a única lei que traz a essencialidade em números. Não existe nenhuma lei que prevê, por exemplo, que 100% das crianças deverão ter creche garantida até um determinado ano, mas houve uma lei que trouxe, em números, os objetivos para o saneamento básico, que é uma das normas mais completas e modernas que o Brasil trouxe nas últimas décadas”, finaliza.
Ouça a entrevista completa: