Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Reprodução/Instagram/CBMMG
A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta segunda-feira (13) que subiu para 24 o número de mortes causadas pelo período chuvoso no estado. Na madrugada desse domingo (12), um temporal atingiu as cidades de Santana do Paraíso e Ipatinga, no Vale do Rio Doce, e 11 pessoas morreram em deslizamentos de terra.
São 10 óbitos em Ipatinga e 1 em Santana do Paraíso. 40 pessoas estão desabrigadas em Ipatinga, de acordo com a Defesa Civil. O número exato de desalojados e feridos ainda é contabilizado pelas autoridades. Ontem, o Governo de Minas informou que 150 pessoas precisaram sair de casa no município.
Após o temporal, a prefeitura de Ipatinga anunciou um decreto de estado de calamidade pública. O temporal causou falta de energia elétrica em alguns bairros, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi alagada e uma das principais avenidas do município foi interditada devido ao acúmulo de lama e escombros.
O governador Romeu Zema visita Ipatinga e Santana do Paraíso nesta segunda-feira (13) para vistoriar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas, desabrigados e desalojados.
Balanço do período chuvoso no estado
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, o número de municípios em situação de emergência ou calamidade pública em Minas Gerais chega a 56. O balanço considera as anormalidades registradas desde o início do período chuvoso, em setembro de 2024. Até esta segunda-feira (13), 1.497 pessoas estão desalojadas no estado e 279 desabrigadas.