Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto:
Divulgação/PBH

Os ônibus de Belo Horizonte irão operar em sistema especial durante o Carnaval 2023. Segundo a Prefeitura Municipal, as mudanças terão início no próximo sábado (18) e vão até a terça-feira (21). Haverá ampliação do quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais.

As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender os usuários. Confira as principais mudanças:   

Itinerários alterados

De acordo com a PBH, diversas linhas do transporte coletivo municipal serão desviadas no começo da manhã de sábado (18), em razão da concentração de foliões na Praça da Estação. A operação de interdição terá início às 10h. Confira as mudanças neste link.

Pontos desativados

Mais de 260 pontos de ônibus serão desativados dentro das áreas reservadas para desfile dos blocos. As informações sobre os pontos mais próximos de cada linha estarão disponíveis em cartazes ou pelos aplicativos Google Maps e SIUMOBILE.

Um mapa foi montado pelo Executivo com a distribuição dos pontos que terão alterações.

Funcionamento das estações

Segundo a PBH, as estações Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha vão operar normalmente, 24h por dia, durante o período de Carnaval, assim como as estações do MOVE de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro l e Vilarinho.

Já as estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas no sábado (18), das 4h às 11h59, devido aos desfiles de blocos na Praça da Estação. O embarque e desembarque nesse período será pelas estações Tamoios e Carijós. Confira aqui a operação detalhada de cada estação.

Metrô, táxi e transporte por aplicativo

A prefeitura da capital informou ainda que está em contato com representantes da CBTU, Setra-BH e Tansfácil na tentativa de minimizar os impactos da greve dos metroviários na cidade. Caso a paralisação se estenda ao período do Carnaval, a PBH destacou que equipes da BHTrans, Setra-BH e Transfácil irão monitorar, em tempo real, a necessidade de viagens extras nas estações.  

Serão implantados ainda 16 pontos de táxi no entorno das áreas reservadas para desfiles dos blocos na Área Central. Faixas em amarelo vão indicar os locais aos foliões. Veículos do serviço de transporte por aplicativos não poderão acessar as áreas de desfiles de blocos.