Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto:
Divulgação/PBH

A imagem de um idoso curvado e apoiado por uma bengala vai deixar de ser utilizada como identificação de vaga prioritária de estacionamento em Belo Horizonte. Segundo a prefeitura, os locais vão passar a ser identificados pela imagem de uma pessoa em pé, com postura reta e com o sinal 60+ ao lado. A mudança tem o objetivo de combater o preconceito contra pessoas idosas.

A Resolução 965/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinando a medida, entrou em vigor em julho de 2022, mas o prazo para que os municípios promovam as alterações é de cinco anos.

De acordo com a PBH, a capital mineira tem quase 877 vagas de estacionamento reservadas para veículos que transportam ou que sejam conduzidos por pessoas idosas. Para ter direito ao benefício, é obrigatório utilizar credencial em local visível no painel do carro.

A guia pode ser solicitada por idosos que possuem 60 anos ou mais e moram na capital. O cadastro deve ser feito pela internet, no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.  O prazo para emissão é de até 15 dias e o documento é entregue pelos Correios.