Por: Jornalismo Light FM
Foto: Adão de Souza/PBH
Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte devem realizar o recadastramento até esta sexta-feira (30). O procedimento substitui a prova de vida e tem o objetivo de impedir o recebimento indevido de benefícios por terceiros. Segundo o Executivo, dos 1.632 nascidos no mês, 377 ainda não fizeram o procedimento. Caso perca o prazo, o salário desses beneficiários será suspenso.
Para realizar o processo, o aposentado deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
Documentação necessária
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Acamados e outros casos excepcionais:
Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:
1 – Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 – Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
(Com informações da PBH)