Por: Jornalismo Light FM | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
A Prefeitura de Betim ampliou temporariamente a oferta da vacina meningocócica ACWY até 30 de junho, ou enquanto houver disponibilidade de doses, para adolescentes de 15 e 16 anos, profissionais de saúde e pessoas que vivem com HIV-Aids. O imunizante será aplicado também como dose de reforço em substituição a esquemas iniciados com a vacina meningocócica C conjugada para crianças de 1 ano de idade ou mais. Antes, a vacina era destinada apenas a adolescentes de 11 a 14 anos. A medida, que segue orientação da Secretaria de Estado de Saúde, visa ampliar a cobertura vacinal e evitar a perda de doses. O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A vacina ACWY é uma das principais formas de prevenção contra meningites e infecções causadas por bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y. Na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, o imunizante está disponível apenas para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
Para a população em geral acima dos 16 anos, continua disponível, até o dia 30 de julho, o reforço com a vacina meningocócica C, que também protege contra a meningite C. O município recebeu nesta semana um novo lote do imunizante e reforçou o estoque nas 38 UBSs e no Vacimóvel, conforme agenda.
Antes da aplicação da dose de um dos dois imunizantes, o usuário deve apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas, que será avaliado pela equipe da UBS para saber se a pessoa precisa ou não receber o reforço.
(Com informações da Prefeitura de Betim)