Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto: Aline Resende/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que 6 centros de saúde serão abertos novamente neste sábado (13) para atender, preferencialmente, pessoas com sintomas de dengue, chikungunya, zika ou doenças respiratórias. O atendimento será de 7h às 18h. Também será mantida a oferta de teleconsultas, entre sábado e quinta-feira, para pacientes que apresentem os mesmos sintomas. As consultas virtuais devem ser agendadas pelo site da PBH.  

Confira as unidades que ficarão abertas neste sábado:

Barreiro

Centro de Saúde Barreiro de Cima: praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa

Nordeste

Centro de Saúde São Paulo: rua Aiuruoca, 455, São Paulo

Norte

Centro de Saúde Aarão Reis: avenida Waldomiro Lobo, 177, Aarão Reis

Oeste

Rua Canoas, 678, Betânia

Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha: rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha

Venda Nova

Centro de Saúde Rio Branco: rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

Segundo a prefeitura, com a estratégia de funcionamento dos centros de saúde aos sábados, 2.540 pessoas foram atendidas desde o dia 18 de março, sendo 1.897 adultos e 643 crianças. E, a partir da retomada das teleconsultas, no dia 15 de abril, 547 pessoas procuraram atendimento. O executivo destaca ainda que as nove UPAs da capital funcionam normalmente todos os dias, com atendimento 24h para o público em geral.

Teleconsultas

O serviço de consultas virtuais está disponível para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Elas poderão ser agendadas a partir das 7h do dia em que o usuário deseja atendimento. Será possível se consultar entre 7h30 e 18h30.

O cidadão acessa o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com os dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.