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Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Começou nesta terça-feira (26) e vai até o dia 12 de janeiro de 2024 o período de matrícula nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O procedimento deve ser feito presencialmente na secretaria da escola para a qual o estudante foi encaminhado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A consulta pode ser feita no site do Cadastro Escolar 2024.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a vaga é garantida somente para os alunos que confirmarem a matrícula no prazo estabelecido. Os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade devem apresentar todos os documentos exigidos na Resolução publicada em outubro de 2023.

Rede municipal 

Segundo a pasta, os estudantes que foram encaminhados para alguma escola da rede municipal de ensino devem observar o calendário estabelecido por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para confirmar a matrícula.

Estudantes já matriculados

Neste ano, o processo de renovação de matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e frequente em uma escola da rede estadual de ensino. 

Vagas remanescentes

Aqueles que perderam o prazo regular do Cadastro Escolar 2024 poderão se inscrever nas vagas remanescentes entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro pelo site. A SEE-MG destaca que, nesse caso, o encaminhamento ocorre de acordo com a disponibilidade das escolas da região de referência do estudante.