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Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM | Foto: Adão de Souza/PBH

Todos os 1.605 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em agosto e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte deverão realizar o recadastramento 2023 até dia 31 deste mês. 

Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, assim, mais rapidez no atendimento. 

O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. 

Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento. 

A Prefeitura informa que 219 aniversariantes de julho não fizeram o recadastramento até o dia 31 do mês passado e terão o pagamento bloqueado nos próximos dias.  O salário só poderá ser retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento. 

Documentação necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal. 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

Acamados e outros casos excepcionais:
Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:
1 – Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 – Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma

O recadastramento está sendo realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.
Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento até o final do ano. 

(Com informações da PBH)