Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: PBH/Reprodução
A Prefeitura de Belo Horizonte convocou 1.761 aposentados e pensionistas aniversariantes de outubro para realizarem a prova de vida até o dia 31 deste mês. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo gov.br ou em agências do banco Bradesco.
“Caso perca o prazo, o salário do aposentado ou do pensionista será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do procedimento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento”, informa o Executivo.
A prova de vida é obrigatória e deve ser feita todos os anos, sempre no mês do aniversário do beneficiário. O objetivo é coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Como fazer?
1. Aplicativo gov.br
É necessário possuir cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) e conta no aplicativo gov.br.
Passos para realizar a prova de vida digital:
Acessar o aplicativo gov.br no celular (É necessário ter login e senha).
Clicar em “Prova de Vida” (se ela estiver pendente, constará um aviso).
Em seguida, clicar em “Autorizar”.
Realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado.
Na tela de autorização, o status da prova de vida mudará para autorizado.
2. Presencialmente
Nas agências ou equipamentos do Bradesco, é necessário se dirigir ao serviço de autoatendimento e utilizar a leitura biométrica, como em anos anteriores. A sugestão é que o aposentado compareça entre os dias 11 e 25 do mês do seu aniversário, período em que há menos fluxo de pessoas no banco.
Exceções
1. Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2. Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3. Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior. Nesses casos, acesse pbh.gov.br para saber os procedimentos necessários. Basta clicar em “Acesso Rápido” e, em seguida, Prova de Vida 2024.
*Com informações da PBH