Skip to main content

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: PBH/Divulgação

O prefeito Álvaro Damião anunciou nesta sexta-feira (8) ações para o fortalecimento da segurança pública na capital. Entre elas estão a nomeação de 500 novos guardas civis municipais – por meio da convocação de candidatos excedentes do concurso público vigente –, a instalação de compartimentos para detidos em 100% das viaturas da corporação e investimentos de R$ 5 milhões em novos equipamentos. 

Os novos guardas reforçam a atuação da Guarda Civil Municipal, que atualmente tem um efetivo de 2.498 agentes.  

Novos equipamentos 

Uma das demandas mais aguardadas pelos agentes da GCM começa a ser atendida: a instalação de compartimentos para pessoas detidas (celas) em 100% das viaturas operacionais da corporação. 

Durante a renovação da frota, realizada em março, apenas 21 caminhonetes foram contempladas com esse recurso. Com um novo direcionamento estratégico da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, agora todos os 67 carros que atuavam diretamente nas ruas serão equipados com celas. 

E a frota da GCMBH será reforçada com seis novos veículos que já virão equipados com compartimento para detidos, ampliando a capacidade operacional da corporação. O equipamento garante mais segurança no transporte de detidos, otimização dos recursos e melhores condições de trabalho para os guardas. 

Outro destaque é a aquisição de 545 Dispositivos Elétricos Incapacitantes (SPARK), 545 coldres em polímero utilizados para guardar e transportar as armas e 2.487 cartuchos para munição.

Capa da música Plataforma Light FM 103.9