Ascom PBH/ Divulgação
A Prefeitura de Belo Horizonte aumentou em 19,4% o número de pontos fixos de banheiros no Carnaval em relação ao ano passado. Serão instaladas 123 estruturas fixas para atender os foliões entre os dias 13 e 17 de fevereiro, distribuídas pelos bairros Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Pompéia, Santa Tereza, Floresta, São Luiz, Santa Amélia, Centro e Savassi. Em 2025 foram 103 pontos.
Somando as estruturas fixas, que funcionam exclusivamente durante o feriado, e as cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua da cidade, serão disponibilizadas 15.438 diárias de banheiros químicos para os foliões do Carnaval. Desse total, 442 cabines serão adaptadas para pessoas com deficiência. A quantidade de diárias é 13,4% maior em relação à última edição da folia, quando houve 13.610.
Estratégia
A estratégia para a distribuição de banheiros químicos durante o Carnaval leva em conta diversos fatores, como o público, a extensão dos trajetos, o número de cortejos simultâneos e o deslocamento dos foliões.
Os 123 pontos fixos de banheiros estarão localizados nas áreas de grande concentração de desfiles e contarão com o apoio de quatro caminhões para sucção de efluentes durante o dia.
Os veículos atuarão de forma estratégica, seguindo rotas previamente definidas para garantir a realização de limpezas programadas após a passagem de grandes blocos em diferentes pontos da cidade.
Os caminhões têm capacidade para 10 mil litros, sendo que cada banheiro químico comporta 200 litros. Todo o material coletado pelos caminhões será descartado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).
