Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Divulgação/PBH

Começa a funcionar nesta quinta-feira (7) um novo hospital temporário para atender pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A unidade foi aberta nas dependências do antigo Hospital Santana, localizado na Rua Santa Cruz, 136, no Alto Barroca, região Oeste de Belo Horizonte.

Segundo a PBH, o espaço funcionará por 24 horas por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de marcação de horário.

No local haverá um Centro de Atendimento às Arboviroses, com capacidade para atender 200 pessoas diariamente. Podem procurar cuidados médicos pessoas que apresentam sintomas como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. Além do CAA, haverá no mesmo espaço uma Unidade de Reposição Volêmica. Nesse caso, são acolhidas as pessoas que precisam de hidratação venosa. 400 leitos foram disponibilizados para esse tipo de demanda, de acordo com a prefeitura.

Outros hospitais

Nas últimas semanas, outros dois hospitais para o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika foram implantados na capital.

O hospital temporário de Venda Nova começou a funcionar em 24 de fevereiro. A unidade fica aberta 24 horas por dia e está instalada na Rua Padre Pedro Pinto, 173.

Já o hospital de campanha, aberto dia 1° de março na região Norte da cidade, também mantém o atendimento 24 horas por dia. A implementação do serviço foi feita ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, 2.580, Aarão Reis.